HISTÓRIAS DE FÉRIAS (PARTE 3)
terça-feira, 20 de janeiro de 2015
Se você ainda não leu as outras partes do nosso relato de férias, lá em baixo do post tem os links para as outras partes.

6:30h da manhã, deixei todo mundo dormindo no Vivre e dei um pulinho no mercadinho, comprei pão, gelo, refrigerante e 6 latinhas de cerveja, voltei para o barco e as 7:00h estávamos partindo rumo ao passeio mais esperado por todos, fomos até a Praia do Sul, lá na Ilha Anchieta, em segredo eu tinha planejado sair com todos dormindo e quando acordassem já estaríamos lá. Durante o caminho a turma foi acordando, foi muito legal ver a cara de cada um acordando no mar, todos levantavam meio desorientados, imaginei que a sensação deles foi a mesma do Arthur quando dorme na viagem e acorda em outro lugar.

Quando chegamos no nosso destino não havia ninguém lá, tinha bastante espaço para realizar o fundeio, talvez o fundamento da navegação que mais me preocupa, joguei e recolhi a âncora umas três vezes, e sempre achava que estava garrando, depois do terceiro lançamento, corri para a popa e engatei uma ré bem devagar até o cabo esticar e enterrar a âncora, o legal foi que fiz tudo sozinho, não por orgulho, mas por que precisava melhorar o meu fundeio, assim que senti a âncora bem firme desliguei o motor, marquei um ponto em terra e fiquei lá uns 15 minutos esperando para ver se o veleiro não garrava, durante essa espera cheguei a uma conclusão:
"Sempre fico preocupado com o fundeio, nunca tive problemas com o fundeio, vou continuar me preocupando com o fundeio!"

Nosso futuro mergulhador!
Passar o dia na Praia do Sul recarrega as energias do vivente, não canso de elogiar o lugar, uma água cristalina com peixinhos coloridos passeando bem perto dos banhista, e fazer snorkeling lá então, que maravilhoso, a criançada já encontrou várias espécies de peixes e até mergulharam com arraias sempre observando a distância de segurança obvio, até o Gabriel esta aprendendo a usar o equipamento, já fica com o rostinho dentro da água respirando pelo snorkel, só falta confiança para boiar e usar as nadadeiras, ano que vem ele já vai nos acompanha com certeza!

As 16:00h pegamos o rumo de casa, digo poita, em segredo planejei outra surpresa para a criançada, a noite da pizza, esse foi o dia mais cheio do passeio!

Rodízio de pizza no centro de Ubatuba!
Dessa fez peguei o carro ciente e preparado para o trânsito da cidade, alguns dias antes tinha passado em frente a uma pizzaria que anunciava rodízio a R$ 21,90 por cabeça, a criançada deu prejuízo para o dono da pizzaria, comeram como gente grande!

Já nos arrumando para dormir decidimos que no outro dia iríamos até a praia do Flamenguinho e voltaríamos mais cedo para lavar o barco, arrumar as malas, tomar um banho ali mesmo na poita d'água e ir embora de noite, evitando assim o trânsito na serra, deu certo, levamos 2 horas da Ribeira até a Oswaldo Cruz e mais 2 horas até em casa, e assim fechamos a nossa já tradicional semana de férias no Vivre.

Como estavam  o Arthur e o Gabriel no barco, fizemos todos os passeios a motor sem abrir vela nenhuma, fiquei de olho na previsão do tempo e no tamanho das ondas para evitar sustos, e deu tudo certo, foi divertido demais, abaixo segue um videozinho que fiz resumindo as nossas andanças!

LINKS PARA AS OUTRAS PARTES:
HISTÓRIAS DE FÉRIAS (PARTE 1)