ATITUDE EM PARATY (PARTE 2)
sábado, 13 de agosto de 2016
Parte 1 deste post

Continuando de onde parei, chegou o dia de conhecer o Atitude, que veleirinho caprichado, o projeto muito bem desenhado priorizando o espaço interno da cabine, um 25 pés com cabine privativa, banheiro fechado, um paiol absurdo de grande e um cockpit digno de um 30 pés, a gente fica preso em barcos como Fast, Atoll, Brasilia e deixa passar alguns projetos que mereciam maior destaque no mundo da vela, acho que o Herbert, como está chegando agora não teve tempo de ser "catequizado" pela doutrina do Cabinho nem de ouvir sobre a supremacia dos Fast e se deu bem, com informações mais limpas e despido da paixão por marcas e modelos comprou um excelente barco.

Chegamos na sexta-feira na boca da noite, não nos restou nada além de entrar no veleiro e tomar umas cervejas, o Atitude fica na marina do Farol em Paraty, lugar bonito com um quadro de funcionários atenciosos e prestativos, a facilidade do embarque e o barco atracado no cais me fez repensar a forma de estivar o Vivre.

Todos sabem que o Vivre fica numa poita lá no Saco da Ribeira e o acesso é sempre difícil, mesmo quando eu era sócio da Aumar e usava o serviço de taxiboat deles, o acesso com bote e com o taxiboat é igualmente trabalhoso e desconfortável, ficar com o  Vivre na poita é barato mas não é prático, se a Lena perceber isso vou ter que matar um escorpião que mora no bolso e usar a grana que ele guarda com tanto afinco. Em Ubatuba não existe uma marina com uma estrutura parecida com a da marina do Farol ou do Engenho lá em Paraty, pelo menos não com um preço que eu possa pagar (que atualmente não é muito), mas estou pensando em como resolver isso.

Voltemos ao nosso assunto principal o Atitude, no sábado o windguru dava informações de vento entre 4 e 7 nós durante o dia, eu estava meio ansioso para abrir as velas do Atitude mas o vento não apareceu, então motoramos pela enseada de Paraty, que lugar lindo, paisagens de tirar o fôlego e um tráfego de embarcações intenso, muitas ilhas com atrativos e estrutura para ancorar os veleiros e desembarcar para tomar um refrigerante ou fazer uma refeição, muito legal, acho até que é melhor do que Ubatuba no quesito belezas naturais, mas no quesito vento é muito ruim, como vão perceber mais adiante por lá é vento zero ou ventão, pelo menos foi assim neste final de semana.






O ponto alto do sábado foi a nossa navegação noturna, como eu gosto de navegar a noite, acho que  o barco fica mais perceptível para quem esta embarcado, deve ser porque a paisagem fica apagada e a gente foca mais nos detalhes do mar e do barco, de noite o papo de popa durante a navegação fica mais calmo, um tom abaixo do normal, o plâncton marcando o rastro do barco é lindo. Não conheço a região por isso na ida fui marcando os pontos no GPS, um etrex simplisinho de tudo, e na volta usamos o GPS para nos orientar com segurança.

Não gosto de GPS, dependo dele, mas não gosto, a carta de papel me passa mais segurança, é como ler um livro de papel e um livro digital, me sinto desconfortável olhando a carta através daquela telinha sempre miúda demais pra uma carta náutica, minhas cartas são todas traçadas com minhas rotas e derrotas, com pontos de perigo circulados com caneta vermelha e cheia de coordenadas e linhas de sonhos aguardando para serem realizados, e serão.

- Atento marina do farol, copia veleiro Atitude?
- Prossiga Atitude.
- Solicito apoio para atracar no cais 1, QSL?
- Bem vindo Atitude, o apoio já está chegando.

Imediatamente o bote de apoio da marina apareceu saindo de traz de um veleiro atracado, parecia que estava esperando por nós, e assim terminou nosso sábado com o Atitude, a ideia era sair domingo bem cedo pra almoçar em casa, era...

Continua.

Outra parte de post:
Parte final

2 comentários:

  1. Walnei, o Spring 25, que na verdade tem 26 pés (o que explica pq é tão grande para um 25) é o Fast 260. Ou seja, fugir do domínio dos Fast não é tão fácil assim, rs. Juca Andrade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei sabendo (por você) que o spring é um projeto da fast yatchs, já estou preparando um Post sobre o assunto.

      Excluir